Econoweek

a tradução da economia
Guia do Estudante, Blog Divirta-se Estudando, por Carolina Vellei

Professores de cursinho e do ensino médio pedem para que quem esteja estudando para o vestibular preste atenção a, pelo menos, três partes dos jornais: o editorial, o caderno internacional e o caderno de economia. Para ficar por dentro das atualidades, essa era a recomendação na minha época (que fique registrado aqui, não faz muito tempo isso! ;) ). Mas quem consegue ler e entender o que está escrito nas notícias de economia? São tantos conceitos (superávit, déficit, recessão…) e siglas (IPCA, IGP-M, PIB…) que é muito complicado acompanhar… Bom, complicado, até agora!

A dica do Divirta-se dessa semana é “Econoweek”, um novo canal no YouTube que explica de forma simples e divertida os principais acontecimentos da semana na área de economia. Étore Sanchez, um dos criadores do canal, conta que tudo começou quando ele e o seu amigo César Esperandio (o outro fundador) perceberam o quanto era chato para o grande público ouvir falar de economia, seja no jornal, na TV ou mesmo em conversas entre amigos. Formados em Ciências Econômicas e atuando diretamente no mercado financeiro e de consultoria, resolveram provar que é sim possível falar disso sem complicação.

“Apesar de o tema ser importante – para o bolso ou para não ser enrolado por aí – as notícias ainda são transmitidas de maneira maçante e complicada”, diz Étore. No canal já tem vídeos sobre a alta do dólar, sobre o PIB (Produto Interno Bruto), sobre inflação e mais um monte de assuntos que valem a pena serem entendidos não só para o vestibular, mas para a vida mesmo.

Confiram abaixo o vídeo mais recente da dupla:

Matéria completa aqui.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.